Assinatura RSS

TVE POPULAR na ECO 92

Publicado em

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992, uma TV documentava a Conferência Global de uma forma diferente e a partir do olhar de quem embora do lado de fora das discussões, tinha muita coisa pra dizer: o povo.

A Associação Brasileira de Vídeo Popular a partir das suas organizações integrantes produzia vídeos que eram exibidos na rua, na área externa à ECO 92, para que os populares pudessem acompanhar de alguma forma o evento.

A TV Mocoronga fazia parte das produções, com o olhar amazônico sobre o debate e com a irreverência que é a marca do Projeto Saúde e Alegria.

Entre os repórteres estão o advogado e palhaço Magnólio de Oliveira; o coordenador do projeto, Caetano Scannavino; e a poeta e atriz Elisa Lucinda.

Também estão duas personalidades que são referências nas discussões sobre Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade. A primeira (na ordem de aparecimento no vídeo) é o advogado Liszt Vieira, coordenador do Fórum Global da Conferência Rio-92, autor de diversos livros e atualmente presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O segundo é o educador Jean Pierre Leroy, um dos precursores da atual noção de sustentabilidade sócio-ambiental, que aliou à questão social brasileira a temática ambiental. Coordena hoje na Fase (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional) o Projeto Brasil Sustentável e Democrático.

E agora, em 2011, reapresentamos a Égua 92!, reeditada por Bob Barbosa e Caetano Scannavino, onde parte dos vídeos, que somam mais de uma hora de material divididos em vários episódios, estão nestes históricos 8 minutos.

O título Égua 92! foi um jeito de utilizar esse termo muito peculiar do jeito de falar paraense: uma interjeição usada para demonstrar espanto ou admiração.

Em 2012, 20 anos depois, o Brasil vai sediar novamente a conferência. Será a Rio + 20.

Além de material histórico, o vídeo é uma versão “RIO MENOS 20″, que quer contribuir com o debate sobre o que mudou depois da Eco 92.

fonte: Égua 92!

http://redemocoronga.org.br/

Anúncios

Sobre ecoaecoa

Uma nuvem de idéias em diálogo contínuo com o chão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: